Avançar para o conteúdo principal

Deputies Municipal Assembly Lisbon advocates preservation of cobblestone pavement / Deputados Assembleia Municipal de Lisboa defende preservação da calçada

Deputados municipais de Lisboa defenderam hoje a preservação da calçada portuguesa na cidade e uma maior aposta na Escola de Calceteiros por parte da câmara, reafirmando críticas ao Plano de Acessibilidade Pedonal. 
Assembleia Municipal de Lisboa defende preservação da calçada

O tema voltou a ser debatido na Assembleia Municipal de Lisboa devido à petição "Contra a retirada da calçada portuguesa na cidade de Lisboa".

Apresentada por Tiago Abreu, a petição refere que a calçada é um "traço da personalidade" da cidade, é um "produto português que é exportado e gera uma valiosa receita".

"Retirar a calçada da cidade é algo que não tem explicação", frisou o representante.Apresentada por Tiago Abreu, a petição refere que a calçada é um "traço da personalidade" da cidade, é um "produto português que é exportado e gera uma valiosa receita".

Afirmando que o plano previsto de substituição da calçada até 2017 revela "falta de estratégia e de lógica", o peticionário defendeu que a autarquia deveria investir na Escola de Calceteiros, que "podia ser um exemplo e criar postos de trabalho", e acabar com o hábito de contratar empresas privadas para colocar calçada.
Do lado dos deputados independentes eleitos pelo PS, Fernando Nunes da Silva defendeu que a "importância da calçada artística como elemento patrimonial que urge preservar", mas frisou que "há situações muito diversas na cidade que exigem soluções diferentes" e que "utilizar calçada para pavimentar centenas de metros de uma qualquer avenida é um desperdício de dinheiros públicos".
O deputado do BE Ricardo Robles defendeu que a escola de calceteiros tem de ser apoiada pela câmara, o que, "infelizmente", não tem acontecido, e que tem de se acabar com o "círculo vicioso" de se contratar privados para fazer esse trabalho.
O deputado do PS João Pinheiro frisou, contudo, que a ideia de que o Plano de Acessibilidade Pedonal retira toda a calçada portuguesa "é profundamente errada".
Pelo PCP, o deputado Modesto Navarro considerou o Plano de Acessibilidade Pedonal "razoável", devendo apenas acompanhar-se "como vai ser executado", enquanto Diogo Moura, do CDS-PP, disse que "chegou tarde".
Por seu lado, o vereador dos Assuntos Sociais, João Afonso, assegurou que o plano "não sugere sequer a remoção da calçada" e lamentou que uma petição pública seja utilizada de forma demagógica.
Também na sessão de hoje foi apresentada uma petição para a atribuição do nome do músico João Ribas, que morreu em março, a um jardim na freguesia de Alvalade.
A comissão da Cultura na Assembleia Municipal deu um parecer positivo a essa petição, que foi aprovado por unanimidade e aclamação.
A vereadora da Cultura na Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, frisou que a "memória da cidade é evocada também pelas pessoas que se notabilizaram".
"Faz todo sentido que proposta de atribuição do seu nome a um jardim seja apreciada peça comissão toponímia", acrescentou.
Em cima da mesa esteve também a petição "Contra o encerramento/relocalização da biblioteca municipal da Penha de França", que foi aprovada com abstenções do PAN, PCP, PEV e BE, e com votos favoráveis das restantes forças políticas ali presentes.
Catarina Vaz Pinto salientou, na sua intervenção, que o novo espaço apontado para a biblioteca, no rés-do-chão de um edifício da EPUL -- Empresa Pública de Urbanização de Lisboa, é "adequado e mais central" do que o atual, estando próximo de escolas, ATL (espaços de atividades de tempos livres) e lares da terceira idade.
Em declarações à Lusa, a escritora Margarida Vale de Gato, da Assembleia Popular da Graça e arredores, lamentou o facto de os peticionários não terem sido ouvidos, afirmando esperar "que não haja qualquer mudança de instalações" enquanto isso não acontecer e "enquanto não for conhecido o plano funcional" para a biblioteca.

News / Noticía : http://www.noticiasaominuto.com/pais/239335/assembleia-municipal-de-lisboa-defende-preservacao-da-calcada

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส