Avançar para o conteúdo principal

Petição "Pela Manutenção da Calçada Portuguesa" é discutida no Parlamento na quinta-feira

A petição "Pela Manutenção da Calçada Portuguesa", lançada pelo Fórum Cidadania LX em novembro de 2013, é discutida na quinta-feira no Parlamento.

No texto da petição, disponível no site do Parlamento, os signatários consideram a calçada portuguesa um "'ex-libris' da cidade de Lisboa", alertando que "desde há décadas se assiste à má colocação e à pior manutenção da calçada portuguesa um pouco por toda a cidade".

Pela Manutenção da Calçada Portuguesa é discutida no Parlamento na quinta-feira

A petição, dirigida à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, apela à autarquia para que esta combata eficazmente o estacionamento em cima dos passeios, proíba a colocação de pedras que não de calçada portuguesa em obras a decorrer no espaço público, dignifique a profissão de calceteiro e crie unidades de intervenção imediata de calcetamento, "que monitorizem a cidade diariamente".
A regulamentação "de forma eficaz" das obras de infraestruturas levadas a cabo por terceiros, "obrigando a que aquelas utilizem calceteiros credenciados para o efeito" é outra reivindicação constante na petição.
Além disso, os signatários pedem que a Câmara de Lisboa "elabore e torne público o 'caderno de encargos' que se pretende em termos de piso alternativo, nos casos e zonas em que tal se revele inócuo". Este último ponto pretende "evitar um resultado como o verificado no miradouro de Santa Catarina e na Rua da Vitória", onde a calçada portuguesa foi substituída por blocos de lioz.
Em junho do ano passado, os deputados municipais de Lisboa defenderam a preservação da calçada portuguesa na cidade e uma maior aposta na Escola de Calceteiros por parte da Câmara, reafirmando críticas ao Plano de Acessibilidade Pedonal.
Na ocasião, o tema foi debatido na Assembleia Municipal de Lisboa na sequência da petição "Contra a retirada da calçada portuguesa na cidade de Lisboa".
Afirmando que o plano previsto de substituição da calçada até 2017 revela "falta de estratégia e de lógica", o peticionário Tiago Abreu defendeu que a autarquia deveria investir na Escola de Calceteiros, que "podia ser um exemplo e criar postos de trabalho", e acabar com o hábito de contratar empresas privadas para colocar calçada.
O vereador dos Assuntos Sociais, João Afonso, assegurou então que o plano "não sugere sequer a remoção da calçada" e lamentou que uma petição pública fosse utilizada de forma demagógica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส