Avançar para o conteúdo principal

Exposição no Rio mostra herança portuguesa nas calçadas da cidade em pedra portuguesa

O Rio de Janeiro possui 1 milhão e 218 mil metros quadrados de calçamento em pedras portuguesas, o que constitui uma das maiores heranças em todo o mundo dessa arte de fazer calçadas desenhadas com mosaicos de calcário.

Rio de Janeiro - Reconhecidas internacionalmente como uma das marcas da cidade, as calçadas do Rio de Janeiro são o tema da exposição Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca, patente ao público no Museu Histórico Nacional (MHN).
Promovida pela prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, a mostra faz parte do calendário das celebrações pelos 450 anos da cidade, e abre para o público nesta sexta-feira (12), ficando em cartaz até o dia 1º de agosto.
O Rio de Janeiro possui 1 milhão e 218 mil metros quadrados de calçamento em pedras portuguesas, o que constitui uma das maiores heranças em todo o mundo dessa arte de fazer calçadas desenhadas com mosaicos de calcário. Tradição iniciada com os portugueses, que levaram a técnica a todos os países por eles colonizados e a grandes cidades europeias.
O calçadão da praia de Copacabana, imagem mundialmente famosa, e o canteiro central da orla do bairro, projetado pelo paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx, são os exemplos mais emblemáticos das calçadas da cidade. São ícones presentes na exposição, juntamente com fotos de outros exemplos marcantes que ilustram as várias formas de compor as pedras para uma calçada.
Para a realização da mostra, a pesquisadora e produtora cultural Renata Lima contou com a colaboração da Câmara [equivalente à prefeitura] de Lisboa. "Essa parceria nos possibilitou o empréstimo de obras originais, verdadeiros tesouros do patrimônio urbano", conta Renata. "Através dos acervos de instituições de Portugal e do Brasil apresentamos telas, desenhos e moldes que formam um conjunto expositivo da maior relevância para se conhecer as calçadas portuguesas", explica.
A ideia da exposição surgiu do livro Tapetes de Pedra, editado por Renata Lima em 2010 e escrito a partir de pesquisas dela sobre as formas dos pavimentos e dos desenhos criados especialmente para compor as calçadas. Na exposição, que tem cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara, o tema é abordado em três módulos: histórico, com acervos das diversas instituições e registros dos calçadões de Copacabana e Ipanema; calceteiro, com o acervo do Museu de Moldes de Lisboa, fotografias e filmes de época; e imaginário carioca.
No último, o visitante pode observar como o carioca se apropriou dessa marca registrada da cidade em outros objetos. Os desenhos das calçadas estão presentes em joias, móveis, obras de arte e criações da moda, pelas mãos de arquitetos, artistas plásticos, designers e estilistas como Burle Marx, Oscar Niemeyer, Chicô Gouveia, Antonio Bernardo, Isabela Capeto e Oscar Metsavaht.
Um seminário e uma oficina de formação de calceteiros complementam a mostra. A partir do dia 15, o Curso de Qualificação de Mestres Calceteiros terá aulas de profissionais portugueses que ensinarão a técnica correta do calçamento.
Com essa iniciativa, a prefeitura carioca pretende reciclar o grupo responsável pelo trabalho e garantir a qualidade do assentamento de pisos em pedra portuguesa na cidade. Ao final do curso, os calceteiros formados serão responsáveis pela construção de novas calçadas, a partir de desenhos selecionados através de um concurso pela Escola de Artes Visuais (EAV), do Parque Lage, na zona sul do Rio.

Tatuagens Urbanas e o Imaginário Carioca pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 18h. Os ingressos custam R$ 8, mas aos domingos a entrada é franca. O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, s/nº , próximo à Praça XV, no centro do Rio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส