Avançar para o conteúdo principal

O Google hoje é verde e vermelho. E tem calçada portuguesa

Motor de busca com símbolo em homenagem ao Dia de Portugal.

Os utilizadores portugueses do motor de busca Google são nesta quarta-feira brindados com uma imagem (o “doodle” que encabeça a página) dedicada ao dia de Portugal.

Em vez do habitual logótipo da empresa norte-americana, surge um doodlecom letras a verde e vermelho. Um dos “o” de Google é ilustrado com calçada portuguesa.

O doodle foi criado pela designer Ana Ramírez, uma mexicana que trabalha na Pixar. "Fui contactada pelo Google há cerca de um mês. A minha grande inspiração para este doodle foi a calçada portuguesa tradicional", explicou ao PÚBLICO por e-mail Ana Ramírez: "O padrão e o design foi mais especificamente inspirado pela Praça do Rossio", acrescentou a designer, dando alguns detalhes sobre o processo de criação.

"Criei a ilustração digitalmente, mas quis manter a sensação artesanal da pedra. Por isso, passei algum tempo a jogar com cores e texturas que dessem às pessoas a sensação de que isto foi feito com carinho e atenção aos pormenores", disse Ana Ramírez, que viveu dois anos na Europa e tem especiais recordações do Porto. "Visitei o Porto por alguns dias e é muito bonito."

Esta não é a primeira vez que o Google homenageia o Dia de Portugal. Já em 2013 tinha acontecido o mesmo, então com um doodle em que se destacava um Galo de Barcelos.




Este é o doodle de 2013


"Os Doodles são versões divertidas, surpreendentes e, por vezes, espontâneas do logótipo da Google criadas para comemorar feriados, aniversários e as vidas de artistas, pioneiros e cientistas famosos", explica a empresa norte-americana no seu site.

A equipa da Google já criou mais de 2000 doodles. O primeiro surgiu em 1998, ainda antes de o motor de busca se ter transformado em sociedade comercial, quando os fundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin, brincaram com o logótipo para a sua participação no festival Burning Man no deserto do Nevada. Dois anos depois, "pediram ao actual webmasterDennis Hwang, um estagiário na altura, que criasse um doodle para o Dia da Bastilha: "Foi tão bem recebido pelos nossos utilizadores que Dennis foi nomeado o doodler principal da Google e os doodles começaram a aparecer cada vez mais regularmente na página inicial do Google", explica o site do motor de busca.

Notícia actualizada a 12/06: acrescenta declarações da autora da imagem, a mexicana Ana Ramírez

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส