Roc2c Blog

If you need a real good pavement for your home, Roc2c has the solution for you!

7/13/15

Curiosidades de Copacabana - Calçada

01 - O calçadão mais famoso do mundo

Idealizado por Burle Marx, o belíssimo calçadão da Avenida Atlântica é conhecido mundialmente. Inspirado no calçamento de Lisboa, é formado por pedras portuguesas brancas e pretas, que compõem um mosaico na forma das ondas do mar.



02 - Calçadão central da Avenida Atlântica

O desenho urbano-paisagístico do calçadão central da Avenida Atlântica, uma das principais vias do bairro, também é de autoria de Roberto Burle Marx e foi tombado em 1991 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Atualmente, o local também abriga a Feira Artesanal de Copacabana, à noite.



03 - Estátua de Drummond

O poeta Carlos Drummond de Andrade foi homenageado, em 2002, com uma estátua no ano do centenário de seu nascimento. Sentada num banco, de costas para o mar, a imagem em tamanho natural do poeta mineiro se transformou em um dos pontos mais visitados da Praia de Copacabana. O monumento é diariamente cercado por turistas e cariocas, que tiram fotos a seu lado.



04 - O nome Copacabana

Há hipóteses para o nome do charmoso bairro da Zona Sul. Uma aponta que o termo teria vindo da língua quíchua, falada no antigo Império Inca, significando "lugar luminoso", "praia azul" ou "mirante do azul". Já outras correntes sugerem que o nome Copacabana é originário da língua aimará, falada na Bolívia, significando "vista do lago" (kota kahuana). Copacabana é o nome de uma cidade boliviana, que fica às margens do Lago Titicaca, fundada sobre um antigo local de culto inca.



In: http://infograficos.oglobo.globo.com

No comments:

Post a Comment