Avançar para o conteúdo principal

Curiosidades de Copacabana - Calçada

01 - O calçadão mais famoso do mundo

Idealizado por Burle Marx, o belíssimo calçadão da Avenida Atlântica é conhecido mundialmente. Inspirado no calçamento de Lisboa, é formado por pedras portuguesas brancas e pretas, que compõem um mosaico na forma das ondas do mar.



02 - Calçadão central da Avenida Atlântica

O desenho urbano-paisagístico do calçadão central da Avenida Atlântica, uma das principais vias do bairro, também é de autoria de Roberto Burle Marx e foi tombado em 1991 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Atualmente, o local também abriga a Feira Artesanal de Copacabana, à noite.



03 - Estátua de Drummond

O poeta Carlos Drummond de Andrade foi homenageado, em 2002, com uma estátua no ano do centenário de seu nascimento. Sentada num banco, de costas para o mar, a imagem em tamanho natural do poeta mineiro se transformou em um dos pontos mais visitados da Praia de Copacabana. O monumento é diariamente cercado por turistas e cariocas, que tiram fotos a seu lado.



04 - O nome Copacabana

Há hipóteses para o nome do charmoso bairro da Zona Sul. Uma aponta que o termo teria vindo da língua quíchua, falada no antigo Império Inca, significando "lugar luminoso", "praia azul" ou "mirante do azul". Já outras correntes sugerem que o nome Copacabana é originário da língua aimará, falada na Bolívia, significando "vista do lago" (kota kahuana). Copacabana é o nome de uma cidade boliviana, que fica às margens do Lago Titicaca, fundada sobre um antigo local de culto inca.



In: http://infograficos.oglobo.globo.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส