Roc2c Blog

If you need a real good pavement for your home, Roc2c has the solution for you!

7/27/16

Selos mostram beleza da calçada portuguesa


Mais de meio milhão de selos vão divulgar por todo o mundo a calçada portuguesa através da emissão filatélica que os Correios de Portugal lançam na quinta-feira, 28 de julho. 

Apesar de os pavimentos calcetados terem surgido no reino por volta de 1500, a introdução da calçada à portuguesa – tal como a entendemos hoje – aconteceu a partir de meados do século XIX. O calcetamento da Praça do Rossio, em Lisboa, é o primeiro e grande exemplo de calçada portuguesa como ainda continua a ser praticada. 

Numa extensão de 8 714 m2, a Praça do Rossio foi calcetada em 1848. A emissão dedicada a esta arte é composta por quatro selos individuais e um bloco (com quatro selos). O de 0,47 euros apresenta um pormenor da Caravela existente no Jardim da Estrela, em Lisboa, enquanto o de 0,58 euros tem a imagem de uma andorinha existente na Praça Velasquez, no Porto. 

O selo dedicado à Madeira, com o valor facial de 0,75 euros, apresenta um pormenor de flores em São Martinho, no Funchal, e, finalmente, o selo dedicado aos Açores (de 0,80 euros), inclui um pássaro existente no Jardim Duque da Terceira, em Angra do Heroísmo. 

Já o bloco, com o valor facial de 1,88 euros, inclui quatro selos de 0,47 euros cada. Os selos do bloco apresentam imagens de calçada portuguesa no Largo Luís de Camões, Macau; em Eastern, Avenida Massachusetts, nos EUA; na Marina Bay Square, Espanha; e em Niteroi, no Brasil. A pagela divulgativa da emissão filatélica reproduz a requalificação da calçada portuguesa na Praça do Rossio, em 2001. 

A emissão completa-se com o sobrescrito e o carimbo de primeiro dia de emissão.

No comments:

Post a Comment