Avançar para o conteúdo principal

Selos mostram beleza da calçada portuguesa


Mais de meio milhão de selos vão divulgar por todo o mundo a calçada portuguesa através da emissão filatélica que os Correios de Portugal lançam na quinta-feira, 28 de julho. 

Apesar de os pavimentos calcetados terem surgido no reino por volta de 1500, a introdução da calçada à portuguesa – tal como a entendemos hoje – aconteceu a partir de meados do século XIX. O calcetamento da Praça do Rossio, em Lisboa, é o primeiro e grande exemplo de calçada portuguesa como ainda continua a ser praticada. 

Numa extensão de 8 714 m2, a Praça do Rossio foi calcetada em 1848. A emissão dedicada a esta arte é composta por quatro selos individuais e um bloco (com quatro selos). O de 0,47 euros apresenta um pormenor da Caravela existente no Jardim da Estrela, em Lisboa, enquanto o de 0,58 euros tem a imagem de uma andorinha existente na Praça Velasquez, no Porto. 

O selo dedicado à Madeira, com o valor facial de 0,75 euros, apresenta um pormenor de flores em São Martinho, no Funchal, e, finalmente, o selo dedicado aos Açores (de 0,80 euros), inclui um pássaro existente no Jardim Duque da Terceira, em Angra do Heroísmo. 

Já o bloco, com o valor facial de 1,88 euros, inclui quatro selos de 0,47 euros cada. Os selos do bloco apresentam imagens de calçada portuguesa no Largo Luís de Camões, Macau; em Eastern, Avenida Massachusetts, nos EUA; na Marina Bay Square, Espanha; e em Niteroi, no Brasil. A pagela divulgativa da emissão filatélica reproduz a requalificação da calçada portuguesa na Praça do Rossio, em 2001. 

A emissão completa-se com o sobrescrito e o carimbo de primeiro dia de emissão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส