Avançar para o conteúdo principal

Elevar a Calçada Portuguesa a Património Nacional Imaterial da Humanidade

Para: Todos os cidadãos que respeitam a Cultura Portuguesa



Esta Petição, foi aceite na Assembleia da República no dia 14 de Julho de 2016 com o número: 147/XIII/1

A Calçada Portuguesa é um património que faz parte da nossa História e preservá-la não só nos difere de todo o resto do Mundo como nos caracteriza a nós, Portugueses, uma nação que evidencia e constrói um tipo de arte tão apreciada além fronteiras. Portugal, é um dos países mais visitados pelo turismo internacional, sendo a Calçada Portuguesa um dos temas mais apreciados.

Atualmente, a Calçada Portuguesa tem sido um alvo constante por parte de outro tipo de pavimento que, diga-se de passagem, carece de um forte aspeto visual e de durablidade duvidosa.

Existem diversos casos, como o Terreiro do Paço em Lisboa, que tinha uma Calçada Portuguesa toda executada em desenhos, tendo sido removida e colocada posteriormente um pavimento que, passado poucos anos já se encontra num estado bastante deteriorado, não se enquadrando com a restante arquitetura na zona da baixa Pombalina.

Uma das maiores dificuldades que as pessoas relatam tem a ver com o facto de que a Calçada escorrega. É um facto aceitável, contudo existem diversos tipos de Calçada antiderrapante, tal como a Calçada em Granito.

Outro problema da Calçada tem a ver com a falta da manutenção. É uma realidade que se fica a dever pela falta de cuidado associado às Autarquias que não lhe dão a devida atenção. Nada dura para sempre.

Outro problema associado à manutenção tem a ver com a falta de investimento do Governo e das Autarquias na formação de Calceteiros qualificados em escolas para o efeito.

Se estas condições fossem reunidas, certamente que a Calçada Portuguesa estaria em melhores condições do que as atuais, ao mesmo tempo que preservávamos aquilo que nos faz ser tão diferentes do resto do Mundo.

Está na hora de divulgar, promover e passar à execução de um plano que já deveria ter sido feito há muitos anos: A elevação da Calçada Portuguesa a Património Nacional Imaterial da Humanidade.

Só assim poderemos garantir que este património Nacional não acaba.
ASSINAR Petição

Partilha da petição a decorrer aqui
Foto Roc2c (Projecto executado pela equipa Roc2c, réplica do desenho da Avenida da Liberdade, em moradia particular Albufeira, Faro.)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส