Avançar para o conteúdo principal

Calçada portuguesa a Património Cultural: Lisboa quer iniciar candidatura


A Câmara de Lisboa aprecia na quinta-feira o arranque do processo de candidatura da calçada portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade, bem como a recolocação da escultura criada para homenagear os calceteiros, retirada após vandalismo.


Na proposta, a que a agência Lusa teve hoje acesso, a autarquia frisa "ser importante a promoção da calçada e da arte de calceteiro enquanto elementos identitários da cidade de Lisboa", razão pela qual pretende concretizar estas duas medidas.
No que toca à recolocação da escultura, o município vai celebrar um protocolo com a Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins (Assimagra) - representante dos produtores de calçada -, que "manifestou interesse em colaborar com a Câmara Municipal de Lisboa na promoção da calçada portuguesa enquanto elemento de identidade e valorização do espaço público, nomeadamente no fornecimento da pedra de calçada necessária ao enquadramento do conjunto escultórico".
O documento assinado pelo vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e pelo vereador social-democrata António Prôa recorda que, em 2006, a autarquia "entendeu homenagear a atividade dos calceteiros [...] através de um monumento que representasse a arte de calceteiro".
Por essa razão, o escultor Sérgio Stichini criou o "Monumento ao Calceteiro", que foi colocado na Rua da Vitória (Baixa Pombalina). Porém, a escultura foi vandalizada e retirada do local, estando desde então guardada pelo município num outro espaço. O objetivo é que, com a aprovação da proposta, seja agora colocado junto à praça dos Restauradores. Em declarações à Lusa, o vereador António Prôa explicou que este foi o local escolhido por ser "o sítio disponível mais perto do Rossio, onde primeiro esteve o monumento". O eleito do PSD frisou que esta é também uma "localização com mais visibilidade" e que a recolocação da escultura é "um pretexto para a candidatura à classificação" da calçada. Na proposta, os vereadores da maioria socialista e do PSD salientam que a calçada "constitui hoje um elemento de forte identidade de Lisboa, associado a uma expressão artística de qualidade que valoriza a imagem da cidade".
Numa alusão à história, indicam que o material "começou a ser utilizado em Lisboa no século XIX, primeiro no Castelo de São Jorge (então prisão), aplicado por presidiários a mando do governador de armas do castelo - tenente-general Eusébio Pinheiro Furtado, a quem foi posteriormente confiada a tarefa de executar a pavimentação em calçada portuguesa da Praça do Rossio". Os autarcas apontam que atualmente existem "expressões ricas e variadas da calçada portuguesa" em locais como o Rossio, Baixa Pombalina, Chiado, Avenida da Liberdade e Cais do Sodré.
Na capital portuguesa funciona ainda, desde 1986, a Escola de Calceteiros, que forma profissionais para a aplicação deste tipo de pavimento. Entretanto, em outubro passado, foi lançada uma petição 'online' pelo calceteiro Fernando Pereira Correia para elevar a calçada portuguesa a Património Imaterial da Humanidade.
Na altura, contactado pela Lusa, Fernando Pereira Correia, calceteiro com mais de 40 anos de profissão, definiu a calçada portuguesa como um "símbolo nacional de grande valor patrimonial". O calceteiro de 53 anos, natural de São João de Tarouca (distrito de Viseu), indicou que aprendeu o ofício com apenas 13 anos e decidiu tomar esta iniciativa, "por amor à calçada portuguesa". Até perto das 15:30 de hoje, a petição somava 5.231 assinaturas.
Nalgumas zonas da cidade, com exceção dos bairros e zonas históricas, a autarquia está a substituir a tradicional calçada por passeios mais largos feitos de cimento branco e pedra de lioz, numa tentativa de tornar a circulação mais confortável e segura. A medida tem gerado alguma contestação de moradores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส