Avançar para o conteúdo principal

Círculos e circunferências na cidade de Aveiro / Circles and circumferences in Aveiro city

Círculos e circunferências na cidade de Aveiro

O distrito de Aveiro é considerado um destino obrigatório para quem visita o nosso país, devido aos seus moliceiros semelhantes a gôndolas, lagoas naturais, uma arquitetura do século XIX e muitas passagens calcetadas.

            Situado na região do Baixo Vouga, é conhecida como a “Veneza Portuguesa” pois entre a cidade existe um canal, a famosa Ria de Aveiro.

            É um dos destinos mais encantadores do país pois exibe uma paisagem muito variada, um belíssimo estuário, edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e a tranquila atmosfera urbana.

Praça da República, Aveiro
© Roc2c

            Apresentada a cidade, vamos agora focar-nos nas fotografias desta praça. O pavimento da Praça da República é conhecido como “A calçada dos anéis”. É um padrão que se repete entre si com a técnica da simetria por Translação, foi decorada com anéis circulares de diversos diâmetros apenas com duas cores- pedra preta e branca. Este tipo de simetria tem o tipo de padrão O.

Praça da República, Aveiro
© Roc2c

            Esta fantástica calçada está presente na Praça da República e juntamente com os edifícios dos Paços do Concelho, o Teatro Aveirense, o Liceu, o edifício Fernando Távora e a Igreja da Misericórdia, tornam esta praça um dos roteiros obrigatórios de quem visita o centro de Aveiro.



Circles and circumferences in Aveiro city

          The Aveiro district is considered a required destination for who visit our country, due to its moliceiros similar to gondolas, natural lagoons, a 19th century architecture and many cobbled passages.

            Located in Baixo Vouga region, it is known as the "Portuguese Venice" because there is a canal in the middle of the city, the famous Ria de Aveiro.

It is one of the most lovely destinations in the country, with a diversify landscape, a beautiful estuary, pastel-colored Art Nouveau buildings and a quiet urban atmosphere.

Praça da República, Aveiro
© Roc2c

Introduced the city, let's now focus on the photographs of this square. The pavement of the Republic Square is known as "The rings Pavement". It is a pattern that repeats itself with the technique of translational symmetry, it was decorated with circular rings of several diameters with only two colors - black and white stone. This type of symmetry has the O-pattern type.

           This fantastic pavement is in Republic Square and with the buildings of the City Hall, the Aveirense Theater, the High School, the Fernando Távora building and the Misericórdia Church, make this square one of the required itineraries of those who visit the Aveiro center.




Fotos: Dezembro 2012

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส