Roc2c Blog

If you need a real good pavement for your home, Roc2c has the solution for you!

28/03/18

Jardim Luís de Camões "Os Lusíadas" - Canto III e Canto IV, Macau


Os Lusíadas

Canto III
"As espadas banhando e as brancas flores
Que ela dos olhos seus regadas tinha"


Canto III
Photo: © Roc2c
Detalhes do quadro
Photo: © Roc2c







Quadro em Calçada Portuguesa referente ao Canto III
Photo: © Roc2c

“Após uma invocação do poeta a Calíope, Vasco da Gama inicia a narrativa da História de Portugal. Começa por referir a situação de Portugal na Europa e a lendária história de Luso a Viriato. Segue-se a formação da nacionalidade e depois a enumeração dos feitos guerreiros dos Reis da 1.ª Dinastia, de D. Afonso Henriques a D. Fernando.

Destacam-se os episódios de Egas Moniz e da Batalha de Ourique, no reinado de D. Afonso Henriques, e o da Formosíssima Maria, da Batalha do Salado e de Inês de Castro, no reinado de D. Afonso IV.”




Os Lusíadas

Canto IV
"Dois homens, que mui velhos pareciam
De aspecto, inda que agreste, venerando"


Canto IV
Photo: © Roc2c
Detalhes do quadro
Photo: © Roc2c











Quadro em Calçada Portuguesa referente ao Canto IV
Photo: © Roc2c

"Vasco da Gama prossegue a narrativa da História de Portugal. Conta agora a história da 2.ª Dinastia, desde a revolução de 1383-85, até ao momento, do reinado de D. Manuel, em que a Armada de Vasco da Gama parte para a Índia.

Após a narrativa da Revolução de 1383-85 que incide fundamentalmente na figura de Nuno Álvares Pereira e na Batalha de Aljubarrota, seguem-se os acontecimentos dos reinados de D. João II, sobretudo os relacionados com a expansão para África.

É assim que surge a narração dos preparativos da viagem à Índia, desejo que D. João II não conseguiu concretizar antes de morrer e que iria ser realizado por D. Manuel, a quem os rios Indo e Ganges apareceram em sonhos, profetizando as futuras glórias do Oriente. Este canto termina com a partida da Armada, cujos navegantes são surpreendidos pelas palavras profeticamente pessimistas de um velho que estava na praia, entre a multidão. É o episódio do Velho do Restelo."


         
Analise dos Cantos retirada : INTERESSES SUTIS                                   




Location: Jardim Luís de Camões, Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário