Avançar para o conteúdo principal

Sabias que… / Did you know ...


Photo: ©Roc2c


   Existe um espólio cultural e material que está depositado nos armazéns da Escola de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa. Falamos dos moldes que, ao longo de décadas, foram criados para aplicar nas calçadas Lisboetas. 

   Estão conservados e seguros, agora só lhes faltam ser reconhecidos como peças que fazem parte integrante do património nacional e mundial.

   O papel do armazém é fundamental, porque concentra a totalidade dos moldes existentes e que são essenciais para a manutenção ou reconstrução dos desenhos. Pois a calçada artística vive dos desenhos e dos moldes, são eles que permitem que se façam todos estes trabalhos lindíssimos.

  É aqui que podemos encontrar toda a essência da Calçada Portuguesa.

  Recentemente a nossa equipa Roc2c fez uma reparação utilizando um dos moldes que se encontram neste armazém.


Veja aqui essa publicação: Reparação Pato Donald na Avenida de Roma, Lisboa
  

    There is a cultural and material treasure that is stored in the warehouses of the School of Portuguese Pavement Craftsmen of the Municipality of Lisbon. we speak from molds, over decades, were created to apply on the Lisboetas sidewalks.

   They are preserved and safe, now they only need to be recognized as pieces that are an integral part of the national and world heritage.


   The role of the warehouse is fundamental, because it concentrates all the existing molds and which are essential for the maintenance or reconstruction of the drawings. For the artistic sidewalk lives on the drawings and the molds, they are those that allow to do all these beautiful works.

    It is here that we can find all the essence of the Portuguese Pavement.


   Recently our Roc2c team made a repair using one of the molds that are in this warehouse.


See this post here: Donald Duck Repair in Roma Avenue, Lisbon


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส