Roc2c Blog

If you need a real good pavement for your home, Roc2c has the solution for you!

11/05/18

Sugestão de Fim de Semana: Exposição - "Tanto Mar. Fluxos Transatlânticos do Design" / Exhibition - "Tanto Mar. Fluxos Transatlânticos do Design"


Photo: © Roc2c



   Esta exposição propõe-se a traçar um mapa de fluxos entre Portugal e Brasil, focando a atenção no design e na cultura.





  This exhibition proposes to draw a flow map between Portugal and Brazil, focusing attention on design and culture.
   

"  A exposição propõe-se traçar um mapa de fluxos entre Portugal e Brasil, focando a atenção no design e na cultura material de cada país, de modo a problematizar a natureza dessas trocas e tentar entender como espelham a identidade e a história de cada um. A partilha de olhares e ideias entre as duas curadoras – Bárbara Coutinho, portuguesa, e Adélia Borges, brasileira – teceu uma malha de trabalhos transversais e autores que vivem cruzando ou unindo o Atlântico Sul. A exposição foca-se nos territórios de Portugal e Brasil, mas olha para a cultura material de alguns países africanos, uma vez que estes fluxos e trocas não foram bidireccionais, envolvendo muitas vezes África. 

  Os objetos, projetos, móveis, embalagens, peças gráficas e vestuário em exposição remetem tanto para a história, identidade, política, cultura e memória coletiva de cada país (incluindo reinterpretações de algumas marcas e símbolos nacionais), como espelham alguns estereótipos e/ou equívocos das suas representações e imagéticas. Outras peças remetem ainda para a cultura arquitetónica ou vivem num território híbrido, entre o design e o artesanato.

  Muito embora coloque em diálogo obras de diferentes períodos das nossas histórias, incluindo o período de colonização do Brasil, a exposição centra-se no século XX-XXI. Sem qualquer intenção de criar um discurso cronológico ou de esgotar um tema tão amplo, procura ser um espaço de reconhecimento, consciencialização e debate sobre a riqueza de uma real proximidade entre os dois países. Entre os vários projetos apresentados encontram-se, por exemplo, Joaquim Tenreiro que traz de Portugal a maestria no trato da madeira para se tornar o “pai” do móvel moderno brasileiro; na direção contrária, encontramos a aplicação das colunas do palácio do alvorada de Óscar Niemeyer no Colégio de Moimenta da Beira, gesto considerado subversivo pela ditadura de Salazar. Mapeiam-se também iniciativas recentes de trabalhos elaborados em conjunto por profissionais das duas nacionalidades.


Jornal da exposição deleg_MUN LX_jornal PT tanto mar_low.pdf "






                                                       Para mais informações consulte MUSEU DO DESIGN E DA MODA

                                                                                                          location: Lisbon

                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário