Avançar para o conteúdo principal

Sabias que... / Did you know...


Photo: ©lavanguardia


 Conta a história que um homem de negócios Espanhol, Joaquim Marimón Carbó, afirmou ter comprado os direitos da utilização da patente da Calçada Portuguesa a um comerciante Português.


 Dizendo-se assim que a calçada conseguiu pela 1ª vez ultrapassar as fronteiras nacionais devido a uma "fraude", pois foi só uma maneira fácil do comerciante Português ganhar dinheiro, consta que não se pode registar o termo "Calçada Portuguesa", já que não existe um inventor para esta técnica de pavimentar o chão.

 Mas em resultado de tudo isto, Marimón propôs à Câmara Municipal de Barcelona um teste piloto para demonstrar a "solidez, ornateness e impermeabilidade" deste pavimento.

 A proposta foi aceite e a primeira calçada a ser feita foi no Saló de Sant Joan, o atual passeio de Lluís Companys.





 The story tells that a Spanish businessman, Joaquim Marimón Carbó, claimed to have purchased the rights to use the patent the Portuguese Pavement patent to a Portuguese merchant.

 Thus the Pavement managed for the first time to cross national borders due to fraud, as it was only an easy way for the Portuguese Pavement merchant earn money, it is stated that the Portuguese term pavement can not be registered, since there is not an inventor for this technique to pave the ground. 

 But as a result of this, Marimón proposed to City Council Barcelona a pilot test to demonstrate the "strength, and ornateness impermeability "of this pavement. 

 The proposal was accepted and the first Portuguese pavement to be made was in the Saló de Sant Joan, the current Lluís Companys ride.






Fonte de Diana, decorada em calçada Portuguesa
Photo: ©lavanguardia


A caminhada de Lluís Companys
Photo: ©lavanguardia


 Infelizmente nenhuma destas calçadas sobreviveu. A causa não foi devida á Guerra Civil, mas sim pela remodelação do próprio Conselho da Cidade.

 Unfortunately none of these pavement survived. The cause was not due to Guerra Civil, but rather by the remodeling of the Board of the City.






Information withdrawn: VideoNews


Location: Barcelona

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส