Avançar para o conteúdo principal

A Lenda da Igreja de Santo António no Arrimal






Rua Direita, Arrimal, Porto Mós, Portugal

Conta a lenda que a pá de padeira da Sra. Brites de Almeida, mais conhecida como a padeira de Aljubarrota se encontra na cave secreta da Igreja de Santo António no Arrimal. A lenda contada pelos habitantes desta localidade remota – nos para o final da vida da Sra. Brites de Almeida. Ela, no limiar da sua vida, ofereceu a sua pá de padeira a um jovem navegador do Arrimal que iria começar uma viagem marítima pelo o oriente. 

Após meses de viagem por mar desconhecido e sem terra à vista, uma tempestade aproximou – se da embarcação, fazendo o capitão perder o controlo do barco e consequentemente perder o controlo da sua tripulação. O jovem navegador do Arrimal retrata o acontecimento: “O silêncio caiu dos céus, um brilho de um farol gigante cegou – nos e a mão de Deus empurrou – nos para uma ilha vazia. Não percebo muito bem porque Deus nos fez tal coisa. Acordei em uma ilha deserta. Estava sozinho com uma pá de padeira.” 

O solitário jovem navegador ateu começou a explorar a ilha e encontrou uma floresta densa e escura e encontra um monstro de sete cabeças e um leão lutando entre si pela vida. O solitário jovem navegador voltou para trás, fugindo e pensando que após aquela luta ele seria o próximo que estaria em conflito e que não teria hipótese de sobrevivência. Construiu uma jangada dos destroços que restavam da embarcação e remando com a pá fugiu da ilha enfrentando o mar. 

Enquanto remava pelo mar calmo, o solitário e cobarde jovem navegador ateu começou a ouvir coros de vozes femininas e rapidamente se aproximou. Era um grupo de sereias: “Já tinha ouvido falar deste ser. O meu avô contava – me que tinha conhecido uma sereia e que era o ser mais belo do mundo mas menos necessário. Percebia o menos necessário! Mas belo? Elas têm cornos de vaca e boca de peixe!”. As sereias ouviram o pensamento do solitário e cobarde jovem navegador ateu, porque as sereias conseguem ouvir apenas os pensamentos dos homens quando eles pensam negativamente sobre a sua aparência, e elas perseguiram – o, apanharam – o e prenderam – o no fundo do mar. No fundo do mar havia uma ilha habitada apenas por sereias, que era governada pela a sereia mais velha do mar. A sereia mais velha do mar sabia que estava no limiar da sua vida mas desejava deixar continuidade à sua linhagem. O solitário e cobarde jovem navegador ateu rezava a Deus para o ajudar, além de não ter oxigénio para respirar, a sereia mais velha também era a sereia mais feia. As preces foram ouvidas. Um eixo de luz iluminou a pá da padeira, agarrou nela e subiu do mar aos céus à velocidade de o milagre: “Continuo a não perceber Deus, mas fico – Lhe eternamente agradecido!”. 
O solitário e cobarde jovem navegador devoto cristão recente voou pelos céus e aterrou, com a pá e a sua camisola fazendo de pára – quedas, no Arrimal. O solitário e cobarde jovem navegador devoto cristão recente após a sua jornada heróica anunciou que ia construir uma Igreja dedicada ao Santo António, padroeiro das pessoas que procuram os objectos perdidos: “Se querem encontrar a pá da padeira, estará por baixo deste solo. Se querem encontrar Deus, não se preocupem que eu procuro.”

Text: Guilherme Marques Barbosa
Photos: Celso Gonçalves

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส