Avançar para o conteúdo principal

Calçada tradicional vai ser substituída por betão

Apenas 349 pessoas recenseadas em Campolide, Lisboa, num universo de 15 mil, votaram


Apenas 349 pessoas recenseadas em Campolide, Lisboa, num universo de 15 mil, votaram esta quarta e quinta-feira para decidir entre a reabilitação da calçada existente na freguesia ou a sua substituição por um piso de betão. A maioria (61,5%) disse «sim» ao betão e renunciou à manutenção da calçada tradicional portuguesa. 

Não houve abstenções e apenas um voto foi considerado nulo.  

André Couto tinha dito que o que estava em causa nesta consulta popular era «uma opção entre a segurança e a tradição».  

«O objetivo é a reabilitação da calçada e a segurança da circulação pedonal» nas ruas da freguesia de Campolide, disse o autarca, acrescentando que ali reside «uma população muito envelhecida». 

E no próprio boletim de voto foi esta a ideia apresentada. No boletim as opções eram «calçada, tradicional, à semelhança do que já existe» ou «outro tipo de pavimento contínuo, mais moderno e seguro». 

André Couto afirmou antes da consulta que independentemente do resultado da votação, o valor da intervenção em Campolide seria sempre o mesmo: 150 mil euros em 2015 e 150 mil euros em 2016. A intervenção será divida por dois anos deve-se «por uma questão operacional da Junta de Freguesia e por uma questão financeira da Câmara». 

Ainda de acordo com o presidente da Junta, esta intervenção surgiu com a vitória da Junta de Freguesia nos Orçamentos Participativos de Lisboa 2011 e 2013. 


A calçada não pode ser vista como um pavimento perigoso, a questão está no profissionalismo e no assentamento da mesma. Muitas vezes as câmaras e entidades públicas, contratam mão de obra barata, e como todos sabem, o barato não é sinónimo de qualidade! A calçada se for arquitectada por quem tem conhecimento deste pavimento e executada pelos devidos profissionais, mestres calceteiros, muito dificilmente dará problemas a quem caminha por estes passeios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส