Roc2c Blog

If you need a real good pavement for your home, Roc2c has the solution for you!

6/29/15

Entrada do Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa

Calçada Portuguesa com padrão geométrico em 3 cores de pedra










Museu Nacional de Arte Antiga é o mais importante museu de arte dos séculos XII a XIX em Portugal. As suas colecções - cerca de 40000 espécies - incluem pintura, escultura, desenho e artes decorativas europeias e, também, colecções de arte asiática (Índia,China, Japão) e africana (marfins afro-portugueses) representativas das relações que se estabeleceram entre a Europa e o Oriente na sequência das viagens dos descobrimentos - iniciadas no século XV e de que Portugal foi nação pioneira.
O museu encontra-se localizado num palácio dos finais do século XVII, mandado construir por D. Francisco de Távora, primeiro conde de Alvor. O Palácio é conhecido como Palácio de Alvor-Pombal pois, em 1759, após o Processo dos Távoras, o edifício foi adquirido em leilão por Paulo de Carvalho e Mendonça, irmão de Marquês de Pombal que, por morte do primeiro, passou a ser proprietário do palácio. Em 1879 o palácio foi alugado, e posteriormente adquirido, pelo estado português para nele instalar o Museu Nacional de Bellas Artes e Arqueologia, inaugurado oficialmente em 11 de Maio de 1884 2 .
O palácio confinava a oeste com o Convento de Santo Alberto, primeiro mosteiro de freiras carmelitas descalças emLisboa, cujo patrono era Santo Alberto, razão pela qual era também conhecido por Convento das Albertas 3 . Em 1890, aquando da morte da última freira, o estado toma posse do Convento de Santo Alberto, entregando em 1891 a sua tutela ao museu pois já na altura era reconhecida a necessidade de aumentar o espaço físico do mesmo. Derrubado o Convento, no seu lugar foi construído o edifício poente, também conhecido como "anexo", inaugurado em 1940 com a exposição "Primitivos Portugueses".
Em 2013, o Museu Nacional de Arte Antiga foi o segundo museu estatal mais visitado (atrás do Museu Nacional dos Coches), recebendo 124.697 visitantes.
--
The Museu Nacional de Arte Antiga (Portuguese pronunciation: [muˈzew nɐsiuˈnaɫ dɨ ˈaɾtɐ̃ˈtiɡɐ]) is an art museum in Lisbon,Portugal.
The museum is also known as MNAA (in English, National Museum of Ancient Art) and as the Museu das Janelas Verdes("Museum of the Green Windows") for its location in the Rua das Janelas Verdes ("Street of the Green Windows"). It occupies the Palácio de Alvor-Pombal, a former palace of the Count of Alvor, later purchased by the Marquess of Pombal.

No comments:

Post a Comment