Avançar para o conteúdo principal

A calçada portuguesa no Brasil está em risco de desaparecer

Não há calceteiros suficientes no Rio de Janeiro para dar continuidade à arte que foi trazida para a "cidade maravilhosa" no início do século XX. Uma exposição evoca o que por lá se fez de icónico.
O Rio de Janeiro tem mais de 1,2 milhões de metros quadrados de calçada portuguesa espalhada pela suas ruas, de Copacabana à Cinelândia. O calcário, a branco e negro, de padrões ora ondulados, ora retilíneos, e apesar de não se encontrar à altura da vista mas sob os pés de quem passa, é um dos postais turísticos mais conhecidos da cidademaravilhosa.
No entanto, garante a BBC, a sua boa preservação é mais uma incerteza que certeza. “Ainda que a calçada portuguesa também exista em Lisboa ou até em Manaus, foi no Rio de Janeiro que se veio a tornar um ícone internacional”. As declarações, talvez umbiguistas (há cartas régias datadas de 1498 que marcam o início do calcetamento das ruas lisboetas, quase cinco séculos antes de a calçada portuguesa chegar ao Rio de Janeiro), são de Renata Lima, curadora e autora brasileira responsável pela exposição “Tatuagens urbanas e o imaginário carioca”. A exposição pode ser visitada até começo de agosto no Museu Histórico Nacional, igualmente no Rio de Janeiro, por ocasião das celebrações dos 450 anos da cidade.
rossio 1872
As calçadas de Copacabana ou a envolvente do Teatro Amazonas, em Manaus, são, por exemplo, conta a BBC, replicadas da calçada existente na Praça do Rossio em finais do século XIX. Na década de 1960, a Avenida Atlântica de Copacabana foi sujeita a uma reforma, ampliada, e o projeto coube ao arquiteto paisagista Burle Marx.
Hoje, uma obra desta dimensão no “calçadão” do Rio seria mais difícil de levar a cabo. “”A mão-de-obra é muito, muito escassa, quase inexistente. São necessários milhares de profissionais, mestres calceteiros, que conheçam a arte da calçada portuguesa”, lamenta à BBC Renata Lima.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส