Roc2c Blog

If you need a real good pavement for your home, Roc2c has the solution for you!

7/3/15

AMÁLIA RENASCE EM ALFAMA


O rosto de Amália Rodrigues está definitivamente gravado no bairro de Alfama, em pelo coração de Lisboa. Criado pelo artista de arte urbana Alexandre Farto, que assina como Vhils, em colaboração com os Calceteiros da câmara municipal de Lisboa, o rosto da fadista foi executado integralmente em calçada portuguesa e instalado na Rua de São Tomé.
A peça, denominada “Calçada”, num tributo à fadista, foi inaugurada, dia 2 de julho, com o aplauso dos habitantes do bairro e perante a curiosidade de dezenas de turistas.
Fernando Medina, presidente da autarquia, lembrou, no discurso inaugural, que “o fado faz parte da nossa cultura”, da tradição portuguesa, e que é importante constatar que “é a nova geração” que “presta tributo a Amália”. O político endereçou “uma palavra particular aos calceteiros” da câmara, frisando “o orgulho que temos pelo trabalho que desenvolvem todos os dias na nossa cidade”.
O jovem realizador de cinema Ruben Alves, que lançou o desafio a Vhils, mostrou-se emocionando com o resultado final, agradecendo “o trabalho titânico dos calceteiros de Lisboa. Vocês são uns artistas”, disse. “São uns artistas de Lisboa” e “este chão de Lisboa é pura arte”.
Jorge Duarte, calceteiro na Escola de Calceteiros da Câmara de Lisboa desde 1986, coordenou o trabalho produzido por oito calceteiros durante um mês: “Nunca tinha feito calçada a subir pela parede”, confessou. “Foi uma luta, mas foi um trabalho diferente, curioso, que nos agradou imenso”.
O desafio para criar o rosto da fadista em calçada portuguesa surgiu quando Ruben Alves idealizava a capa do disco “Amália, As Vozes do Fado”, que será lançado no dia 17 de julho. Ruben lembrou-se que “o fado é uma música urbana que nasceu nas ruas”, tal como o trabalho do conhecido street art Vhils.
O rosto de Amália passará, assim, a fazer parte duradoura da paisagem de Lisboa, “honrando um vulto incontornável da cultura portuguesa contemporânea e expoente desse Património Imaterial da Humanidade que é o Fado”.



 Celeste Rodrigues irmã de Amália Rodrigues













Amália renasce em Alfama from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

In http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/amalia-renasce-em-alfama

No comments:

Post a Comment