Avançar para o conteúdo principal

"O papel da Calçada Portuguesa no mundo"


"Portugal terá de ser motor do reconhecimento internacional da Calçada Portuguesa."

Rossio, Lisboa
Photo: © Roc2c

   "A língua portuguesa é a marca mais evidente da influência e herança deixadas pelos portugueses no mundo. Mas outros elementos permanecem como testemunho da influência cultural distintiva da portugalidade, alguns revelando a sua persistência para além da presença física dos portugueses.

 A Calçada Portuguesa marca a portugalidade para além de Lisboa e de muitas outras cidades portuguesas. Em todo o mundo onde os portugueses tiveram influência este pavimento, tão identificado com a nossa cultura, mantêm-se como referência, enriquecendo o espaço público e assumindo destaque nos espaços mais nobres das cidades.
 Na intensa troca de influências culturais com os países que constituíram antigas colónias portuguesas, a Calçada Portuguesa constitui um dos mais importantes contributos portugueses que é possível testemunhar.

  A exposição ‘Tanto Mar – fluxos transatlânticos do design’ promovida pelo MUDE (Museu do Design e da Moda) que se encontra patente no Palácio dos Condes da Calheta, em Lisboa, é em geral muito interessante pelo retrato sobre a troca de influências do design entre Portugal e o Brasil, mas é particularmente curiosa pelo destaque atribuído à Calçada Portuguesa nesse intercâmbio cultural.

  A Calçada Portuguesa no Brasil é designada como ‘pedra portuguesa’ e ocupa lugar de destaque nas zonas mais nobres das principais cidades brasileiras. Primeiro, reproduzindo o mais conhecido e tradicional padrão inicialmente aplicado no Rossio (em Lisboa) – ‘Mar largo’ que se encontra no famoso ‘calçadão’ em Copacabana, mas depois sendo objeto de artistas brasileiros que foram desenhando novos padrões que se podem observar em Ipanema – também no Rio de Janeiro, em São Paulo, Brasília ou Manaus.

 A Calçada Portuguesa, juntamente com a língua portuguesa, é um testemunho da influência dos portugueses nos países de expressão portuguesa e encontra-se também em territórios em que os portugueses tiveram presença tais como Malaca ou Macau. Mas outras cidades no mundo têm presença de Calçada Portuguesa, como os Estados Unidos da América, China, Alemanha, Bélgica França ou Espanha.

  Portugal afirma-se no mundo pela sua história no papel central no período dos descobrimentos, pela sua cultura, resultante do intercâmbio com outros povos, através da língua – das mais faladas no mundo, mas tem na Calçada Portuguesa um elemento de elevado potencial de afirmação e promoção da sua identidade.

 Num momento de nova afirmação de Portugal no mundo a Calçada Portuguesa pode e deve desempenhar um papel importante neste âmbito através da sua valorização enquanto elemento de identidade da portugalidade, apostando na sua classificação enquanto património cultural da humanidade e potenciando o seu papel como elemento de afirmação de Portugal no mundo no plano cultural, artístico e também económico.

  Portugal terá de ser motor do reconhecimento internacional da Calçada Portuguesa, começando por cuidar, proteger, promover e valorizar este património único que é parte da identidade histórica, cultural e artística do país, mas que deve ser também suporte para a criação de novos artistas, formação profissional e aperfeiçoamento das técnicas de aplicação e manutenção."


Notícia retirada do site Sol

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส