Avançar para o conteúdo principal

A Calçada Portuguesa: uma herança histórica

A arte de calcetar foi desde sempre uma profissão genuinamente portuguesa e intimamente ligada ao nosso património cultural. Com história e para a história, a Calçada Portuguesa é hoje uma obra de arte apreciada pelo mundo inteiro. Uma herança histórica que recebemos e que continuamos a dar valor, criando novos projetos para manter e melhorar aquela que é, um dos símbolos mais icónicos de Portugal.

Na época de expansão, o próspero desenvolvimento comercial centra-se em Lisboa.
A calçada portuguesa é uma herança histórica da cultura e da tecnologia de construção dos romanos, que se impôs em Portugal no século XIV durante o reinado de D. João II.
Com as características de aspeto com que hoje a conhecemos, a Calçada Portuguesa teve como seu grande impulsionador o governador do Castelo de S.Jorge em Lisboa entre 1840 e 1846, o Tenente General Eusébio Cândido Pinheiro Furtado, que em 1842 transformou a fortaleza e os seus arredores em lugares de passeio onde foram introduzidas flores e calçada mosaico, utilizando como mão-de-obra dos presidiários do Castelo, chamados por “guilhetas”, que assentaram um tapete de pequenas pedras de calcário branco, cortado a espaços por linhas de pedras de basalto negro, num desenho em ziguezague.
O efeito obtido foi tal que que levou a Câmara a reconhecer o excelente trabalho do engenheiro Militar Eusébio Furtado, profundo conhecedor das técnicas romanas. Em 1848, viu aprovado o seu projecto para a Praça do Rossio, uma obra com uma área, concluída em 323 dias, onde foi introduzido o calcetamento, usando apenas calcário “vidraço”, branco e negro, designado por “Mar Largo” em homenagem aos descobrimentos.
A Baixa de Lisboa transforma-se com a maioria das suas ruas a serem calcetadas a basalto, entre elas o Largo de Camões em 1867, o Príncipe Real em 1870, a Praça do Município em 1876, o Cais do Sodré em 1877 e o Chiado, finalizando em 1894. A abertura da Avenida da Liberdade dá-se em 1879 e em 1908 chega finalmente ao Marquês de Pombal com largos passeios onde foram introduzidos belos e deslumbrantes tapetes de desenhos, que fazem de Lisboa a cidade referência deste tipo de pavimento artístico.
Hoje, a calçada nascida em Lisboa, Portugal está presente em todo o Mundo, em cidades como Rio de Janeiro (o famoso “Calçadão”), Luanda, Maputo, Macau, Nova Iorque, entre outras.
Atualmente é reconhecida e apreciada internacionalmente como uma manifestação bem-sucedida da nossa cultura Portuguesa.

A técnica
Os calceteiros tiram partido do sistema de diaclases do calcário para, com o auxílio de um martelo, fazerem pequenos ajustes na forma da pedra, e utilizam moldes para marcar as zonas de diferentes cores, de forma a que repetem os motivos em sequência linear (frisos) ou nas duas dimensões do plano (padrões). A geometria do século XX demonstrou que há um número limitado de simetrias possíveis no plano: 7 para os frisos e 17 para os padrões. Um trabalho de jovens estudantes portugueses registou, nas calçadas de Lisboa, 5 frisos e 11 padrões, atestando a sua riqueza em simetrias.
Destacam-se as técnicas de aplicação de calçada mais comuns: a antiga calçada à portuguesa, que se caracteriza pela forma irregular de aplicação das pedras; o malhete, semelhante mas com mais espaço entre as pedras; a calçada portuguesa clássica, que tem uma aplicação em diagonal, segundo um alinhamento de 45 graus com os muros ou lancis; a calçada à fiada, com as pedras alinhadas em filas paralelas; a calçada circular; a calçada sextavada; a calçada artística, que se caracteriza pela aplicação de pedras com formatos específicos e/ou pelo contraste de cores; o Mar Largo; o leque segmentado; o leque florentino; e o rabo de pavão.



Os desenhos
Durante muito tempo os desenhos foram elaborados por amadores com muita perícia, tendo geralmente como base motivos tradicionais ligados ao grande feito dos portugueses - os Descobrimentos.
Caso há, em que os próprios mestres calceteiros adaptaram anovos espaços ingenuamente, misturando, alargando, comprimindo e alterando os moldes pré-existentes.
A partir dos anos 50, alguns artistas foram convcidados a desenhar motivos destinados à calçada portuguesa.
Nos dias de hoje o papel dos arquitetos é fundamental na conceção de motivos a aplicar a espaços em recuperação, como naz zonas antigas das cidades portuguesas.
Os mestres calceteiros distinguem vários tipos de aplicações de pedra, sendo as mais utilizadas: a calçada à portuguesa (caracterizada pela forma, tamanho e aplicação irregular das pedras), o malhete (semelhante à calçada à portuguesa mas com mais espaço entre as pedras), a calçada portuguesa (em pedra de calcário de cor branca, com os motivos na cor preta e na cor cinzenta, cortada em cubos 5x5 e assenta de forma regular na horizontal), a calçada portuguesa artística (caracteriza-se pela aplicação de pedras de calcário com formatos específicos e pelo contraste das cores), a circular (caracterizada pela colocação de pedras em círculo), a sextavada (a pedra tem forma do hexaedro, e assenta-se como em favo. Encontra-se nos trabalhos mais antigos), entre outras.
São os próprios mestres que criam e desenvolvem novos tipos de aplicação da pedra consoantye o gosto e estilo profissional.
Em geral, a calçada mais utilizada e apreciada é a calçada portuguesa artística, sendo que nesta, são aplicados vários tipos de corte de pedra, em várias cores, conforme a necessidade do desenho.



Os calceteiros
Quando começaram os primeiros trabalhos da calcetamento em Lisboa, o povo que se surpreendia com esta nova arte esculptórica de pavimento juntava-se para admirar o trabalho. Admiração e curiosidade que se mantêm até aos dias de hoje.
Ainda hoje, ao pisarmos as calçadas, a maior parte das pessoas não dão o devido valor a estes profissionais que durante um dia de trabalho conseguiram resistir numa posição que os obrigava a uma flexibilidade extrema dos membros inferiores e também a sua resistência ao sol. A rapidez com que conseguiam o desenho geométrico pretendido na pedra é outra das caracteristicas surpreendentes destes homens que trabalhavam arduamente nesta arte, e que com apenas “duas marteladas” a obra ficava pronta. 
Mais tarde, em 1986, foi criada pela Câmara Municipal de Lisboa, uma Escola de Calceteiros com o único objetivo de formar profissionais, e eninar-lhes os saberes de velhos mestres e assim assegurar a “sobrevivência” da calçada portuguesa.
É de enaltecer o trabalho destes homens quie fizeram da Calçada Portuguesa uma obra e arte apreciada em todo o mundo.

Artigo: http://www.mundoportugues.org/article/view/63846
Fotos: Roc2c

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส