Museu Nacional de Arte Antiga
O Museu Nacional de Arte Antiga está
instalado, desde a sua fundação, no Palácio de Alvor. Palácio este que foi
mandado construir nos finais do século XVII, pelo primeiro conde de Alvor.
O palácio é
conhecido como Palácio Alvor-Pombal, pois o edifício foi adquirido em leilão em
1759 por Paulo de Carvalho e Mendonça, irmão de Marquês de Pombal que, por
morte do seu irmão, passou a ser proprietário do palácio. Em 1879 o palácio foi
adquirido pelo estado português para nele instalar o Museu Nacional de Bellas Artes
e Arqueologia, inaugurado a 11 de maio de 1884.
Devido ao fato de acolher a mais
relevante coleção pública de arte antiga do país, o museu é muito visitado por
curiosos e amantes de arte. Com cerca de 40 000 itens, o museu inclui pintura,
escultura, desenhos e artes decorativas europeias mas também coleções de arte
asiática e africana na sequência das viagens dos Descobrimentos.
Em 2013, o Museu Nacional de Arte
Antiga foi o segundo museu mais visitado recebendo 124.697 visitantes.
Museu Nacional de Arte Antiga © Roc2c |
O palácio Alvor-Pombal como exemplo da arquitetura civil
portuguesa da época, desenvolve-se numa longa fachada paralela à rua, com
grande simplicidade de desenho, possuindo portais barrocos de grande aparato.
Duas salas de tetos pintados com quadraturas do artista florentino Vincenzo
Bacherelli, foram certamente realizadas no tempo do primeiro ou do segundo
conde de Alvor. Outros tetos receberam, em meados do século XVIII, ilustrações
em estuque de caprichoso recorte rocaille de Giovanni Grossi, uns e outros
raros vestígios dos programas decorativos originais, que mostram os padrões de
gosto das grandes famílias aristocráticas, numa sociedade em profunda
renovação.
Como cartão de boas vindas para os visitantes do museu, temos
o privilégio de poder ver e observar uma tradicional Calçada Portuguesa. Esta
calçada tem um padrão que se repete, sendo assim um padrão geométrico. Podemos
também ver um contraste de pedrinhas de três cores. Pedrinhas brancas, pretas e
rosas fazem as delícias geométricas dos amantes de calçada. Quem por aqui passa
e sabe observar, pode deliciar-se com linhas retas, diagonais e horizontais e
ao mesmo tempo com quadrados grandes, pequenos, médios e até retângulos,
triângulos, pentágonos, hexágonos e trapézios. Através desta calçada podemos
até dar uma lição de geometria e matemática.
Museu Nacional de Arte Antiga © Roc2c |
Em 2016 foram iniciadas obras de
requalificação de imóveis e mobilidade na zona inerente do Museu Nacional de
Arte Antiga. O objetivo foi o aumento do potencial turístico da zona e ao mesmo
tempo a redução de riscos de incêndios, derrocadas e deslizamentos de imóveis e
espaços públicos em muito mau estado em toda a zona envolvente do MNAA. Esta
medida permitiu à cidade de Lisboa continuar o movimento iniciado da projeção
cultural no plano nacional e, por outro lado, ter uma melhor resposta para a
procura turística.
National Museum of Ancient Art
The National Museum of Ancient Art has been installed, since its foundation, in the Palace of Alvor. This palace was built at the end of the 17th century by the first Count of Alvor.
The palace is known as Alvor-Pombal Palace because the building was bought at auction in 1759 by Paulo de Carvalho e Mendonça, Marquês de Pombal brother who, on the death of his brother, became the palace's owner. In 1879 the palace was acquired by the Portuguese state to install the National Museum of Fine Arts and Archeology, opened on May 11, 1884.
Due to the fact of hosting the most relevant public collection of ancient art in the country, the museum is much visited by curious people and art lovers. With about 40 000 items, the museum includes painting, sculpture, drawings and European decorative arts but it also has collections of Asian and African art following the Discoveries voyages.
In 2013, the National Museum of Ancient Art was the second museum most visited receiving 124,697 visitors.
Pavimento- Museu Nacional de Arte Antiga © Roc2c |
The Alvor-Pombal palace as an example of the Portuguese civil architecture of the time, developed in a long facade parallel to the street, with great simplicity of design, possessing baroque portals of great apparatus. Two rooms of ceilings painted with squares of the Florentine artist Vincenzo Bacherelli, certainly were realized in the time of the first or second count of Alvor. Other ceilings received, in the middle of the eighteenth century, Giovanni Grossi's stuccoed illustrations with rocaille cut, some rare remnants of the original decorative programs, which show us the taste patterns of the great aristocratic families, in a society in deep renewal.
As a welcome card to the museum visitors, we have the privilege of seeing and observing a traditional Portuguese Cobblestone. This pavement has a pattern that repeats itself, so it is a geometric pattern. We can also see a contrast of three-colored pebbles. White, black and pink rhinestones make the geometric delights of sidewalk lovers. Those who pass by and know how to observe can delight in straight, diagonal and horizontal lines and at the same time with large, small, medium squares and even with rectangles, triangles, pentagons, hexagons and trapezoids. Through this pavement we can even give a geometry and mathematics lesson.
Pavement-
Portuguese Sidewalk
© Roc2c |
In 2016 the re-qualification constructions had begun on buildings and mobility in the area inherent to the National Museum of Ancient Art. The goal was to increase the tourist potential in the area and at the same time to reduce the risk of fires and landslides of public spaces in very poor condition throughout the surrounding area of the MNAA. This measure enabled the city of Lisbon to go on the movement started by the cultural projection at the national level and, on the other hand, to have a better response to tourist demand.
Fotos: Janeiro 2015
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