Avançar para o conteúdo principal

Miradouro do Cruzeiro, São Martinho do Porto / Cruzeiro Viewpoint, São Martinho do Porto


Um olhar sobre o horizonte

  É indiscutível que Portugal possui paisagens que enchem a alma de qualquer um e a paisagem que vamos enaltecer nesta publicação é linda e inspiradora de mais.

   Do alto do Miradouro do Cruzeiro vemos e deslumbramo-nos com a vista de toda a vila de São Martinho do Porto. Mas o mais importante, nestas fotografias, é a íntima relação Terra e Mar, um local certamente abençoado pelos deuses da beleza. Daqui, podemos contemplar o horizonte, a linha em que o mar toca no céu. É um horizonte inalcançável pois por mais que nos aproximamos, mais ele foge. Porém, ficamos felizes, calmos e serenos ao observar o que a natureza tem para nos oferecer.


A look over the horizon

   It is undoubted that Portugal has landscapes that fill the soul of anyone and the landscape that we will enhance in this publication is so much beautiful and inspiring.

   From the top of the Cruzeiro Viewpoint we see and glare with the view of the whole town of São Martinho do Porto. But the most important, in these photographs, is the intimate relationship Earth and Sea, a place certainly blessed by the gods of beauty. From here, we can contemplate the horizon, the line in which the sea touches the sky. It is an unattainable horizon because however much we approach, the more it flees. However, we are happy, calm and serene while we observe what nature has to offer us.




Miradouro do Cruzeiro, São Martinho do Porto
© Roc2c



   Do outro lado, vemos duas das mais belas obras feitas pela natureza - a Baía e a Montanha - a baía remete-nos para a ilusão. Cá do alto temos a perceção de estarmos perante uma concha do mar, perfeitamente desenhada na areia. A Montanha, como pano de fundo é como um símbolo de proteção, uma barreira natural que esconde o horizonte.


   On the other side, we see two of the most beautiful works made by nature - the Bay and the Mountain - the bay sends us to the illusion. On the top we have the perception that we are facing a sea shell, perfectly drawn in the sand. The Mountain as background is like a symbol of protection, a natural barrier that hides the horizon.


Baía de São Martinho
© Roc2c


  Para além dos fenómenos naturais aqui referidos, temos também um pouco de história. Nestas fotografias, a mirar as maravilhas naturais, está o cruzeiro de Santo António. Foi construído em 1940 para celebrar o VIII Centenário da Independência e III da Restauração de Portugal.
  In addition to the natural phenomenon mentioned here, we also have a bit of history. In these photographs, to watch the natural wonders, it is the Santo António Cruzeiro. It was built in 1940 to celebrate the VIII Centenary of Independence and III of the Restoration of Portugal.
   


Miradouro do Cruzeiro, São Martinho do Porto
© Roc2c


Cruzeiro de Santo António, São Martinho do Porto
© Roc2c

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Avenida da Liberdade: exemplo da Calçada Portuguesa em Lisboa

A Avenida da Liberdade mantém-se até hoje, como sendo um dos locais de Lisboa com mais história e beleza, que representa na sua plenitude as qualidades da calçada portuguesa e o papel da mesma, na cultura e caracterização das ruas da capital. Tapetes de Pedra Ao ler este artigo conhece um pouco mais sobre a história da Avenida da Liberdade e quando foi projetada, o tipo de assentamento utilizado ou as principais características deste típico pavimento, cujos pormenores da inauguração ainda encontra atualmente. Arte em Calçada Breve História da Avenida da Liberdade Com ligação entre a Praça dos Restauradores e a Praça Marquês de Pombal, a Avenida da Liberdade, que começou a ser construída há mais de 140 anos , foi o primeiro jardim público de Lisboa. Esta famosa via urbana tinha como objetivo expandir a cidade para norte, algo que aconteceu, destruindo assim o, até então, Passeio Público (criado em 1764, pelo arquiteto Reinaldo Manuel). O seu projeto foi aprovado ...

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse...