Avançar para o conteúdo principal

Templo de Santa Luzia, Viana do Castelo / Temple of Santa Luzia, Viana do Castelo

   Nestas fotografias por nós captadas vemos a mais completa e fantástica relação da Natureza com o trabalho humano, que faz deste Templo-Monumento de Santa Luzia em Viana do Castelo uma joia fascinante do nosso país.
   In these photographs we can see the most complete and fantastic relationship of Nature with human work, which makes this Temple-Monument of Santa Luzia in Viana do Castelo a fascinating jewel of our country.



Basílica de Santa Luzia, Viana do Castelo
© Roc2c 

Jardim da Basílica de Santa Luzia
© Roc2c 


   A conhecida “Princesa do Lima” está numa posição verdadeiramente deslumbrante pois, lá do alto, ela consegue vislumbrar a longa extensão das serras, o belo vale do Rio Lima e por entre toda esta natureza, os “pontos escuros” das casas e casebres.
   The well-known "Princess of Lima" is in a truly gorgeous position because, up there, she can glimpse the long range of the mountains, the beautiful valley of the Lima River and among all this nature, the “dark spots” of houses and hovels.




Vista para o Rio Lima, Viana do Castelo
© Roc2c 


   A Basílica de Santa Luzia foi começada em 1903 e a sua construção termina em 1943, projeto do arquiteto Miguel Ventura Terra, que conta com apontamentos neo-românticos e bizantinos e que foi visivelmente inspirada na Basílica de Sacré Coeur de Montmartre em Paris. Porém, a estátua de bronze do coração de Jesus, que está na entrada do Templo, é da autoria do escultor Aleixo Queirós Ribeiro, datada de 1898. 

   The Basilica of Santa Luzia was begun in 1903 and its construction finishes in 1943, project of the architect Miguel Ventura Terra, with features neo-romantic and Byzantine notes and it was visibly inspired by the Basilica of Sacré Coeur of Montmartre in Paris. However, the bronze statue of Jesus Heart, which is at the entrance of the Temple, was made by the sculptor Aleixo Queirós Ribeiro, dated 1898.
   


Estátua de bronze do Coração de Jesus
© Roc2c


   Toda a zona envolvente tem um empedrado em granito que juntamente com a estrada de acesso em Calçada Portuguesa e a verdejante e colorida natureza que rodeia este templo sagrado, faz deste local um dos destinos mais ricos de Portugal.

  All the surrounding area has a granite pavement that along with the access road in Portuguese Cobblestone and the green and colorful nature that surrounds this sacred temple, makes this place one of the richest destinations in Portugal.



Calçada Portuguesa, empedrado em granito
© Roc2c

Calçada Portuguesa
© Roc2c

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Avenida da Liberdade: exemplo da Calçada Portuguesa em Lisboa

A Avenida da Liberdade mantém-se até hoje, como sendo um dos locais de Lisboa com mais história e beleza, que representa na sua plenitude as qualidades da calçada portuguesa e o papel da mesma, na cultura e caracterização das ruas da capital. Tapetes de Pedra Ao ler este artigo conhece um pouco mais sobre a história da Avenida da Liberdade e quando foi projetada, o tipo de assentamento utilizado ou as principais características deste típico pavimento, cujos pormenores da inauguração ainda encontra atualmente. Arte em Calçada Breve História da Avenida da Liberdade Com ligação entre a Praça dos Restauradores e a Praça Marquês de Pombal, a Avenida da Liberdade, que começou a ser construída há mais de 140 anos , foi o primeiro jardim público de Lisboa. Esta famosa via urbana tinha como objetivo expandir a cidade para norte, algo que aconteceu, destruindo assim o, até então, Passeio Público (criado em 1764, pelo arquiteto Reinaldo Manuel). O seu projeto foi aprovado ...

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse...