Avançar para o conteúdo principal

Peddy-paper “Pela Calçada”


"PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

A educação e sensibilização são um meio fundamental para a alteração de comportamentos relativamente ao meio envolvente. Assim a Escola de Calceteiros procura consciencializar a população para as atividades associadas à calçada artística portuguesa, bem como para a importância da profissão de calceteiro, salientando a importância de uma prática de calcetamento ecológica, que promove o equilíbrio entre as estruturas urbanas da cidade e os elementos da natureza.



Praça do Município, Lisboa
Photo: © Roc2c



Iniciativa de sensibilização, de caráter lúdico-pedagógico, cujo tema é a calçada artística portuguesa.

Destinatários
População em geral, maiores de 18 anos.

BAIXA POMBALINA
Objetivo
Divulgar recreativamente a calçada artística portuguesa, existente em alguns locais da baixa lisboeta, bem como alguns dos seus motivos.

Duração
Iniciativa global: 3h30.
Cada percurso a pé com provas: 2h30.

Datas e horário de realização:
Ação 1 – 5 de junho (terça-feira) de 2018, das 9h30 às 13h00.
Ação 2 – 17 de junho (domingo) de 2018, das 9h30 às 13h00.

Inscrições
Entre 7 e 25 de maio de 2018.
Para mais informações consulte
Jardim Botânico, Lisboa
Photo: © Roc2c
PARQUE DAS NAÇÕES
Objetivos
Promover a calçada existente no Parque das Nações, a qual assume neste espaço novos desenhos e temáticas, da autoria de artistas contemporâneos.

Duração
Iniciativa global: 3h00.
Percurso a pé com provas: 2h00.

Data e horário de realização:
20 de julho (sexta-feira) de 2018, das 9h30 às 12h30.     
Inscrições
Entre 25 de junho e 6 de julho de 2018.
Para mais informações consulte

MODO DE INSCRIÇÃO
Os interessados podem inscrever-se em equipa ou individualmente.
Para isso, durante o período acima assinalado, deverão enviar para o endereço escoladecalceteiros@cm-lisboa.pt os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, email, contacto telefónico, a data e o nome do Peddy-paper em que se inscreve (se tiver interesse em inscrever-se em várias datas, deverá assinalar a sua ordem de preferência). Caso a inscrição seja em equipa, deverão ser remetidos estes dados por cada membro.

OBSERVAÇÕES
As atividades são canceladas sempre que as condições climatéricas sejam adversas.
Os interessados que enviarem um e-mail para se inscreverem, através desse ato estão a concordar tacitamente com a descrição da iniciativa, presente nesta divulgação.

Atividades Gratuitas!"


Para mais informações: Câmara Municipal de Lisboa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Avenida da Liberdade: exemplo da Calçada Portuguesa em Lisboa

A Avenida da Liberdade mantém-se até hoje, como sendo um dos locais de Lisboa com mais história e beleza, que representa na sua plenitude as qualidades da calçada portuguesa e o papel da mesma, na cultura e caracterização das ruas da capital. Tapetes de Pedra Ao ler este artigo conhece um pouco mais sobre a história da Avenida da Liberdade e quando foi projetada, o tipo de assentamento utilizado ou as principais características deste típico pavimento, cujos pormenores da inauguração ainda encontra atualmente. Arte em Calçada Breve História da Avenida da Liberdade Com ligação entre a Praça dos Restauradores e a Praça Marquês de Pombal, a Avenida da Liberdade, que começou a ser construída há mais de 140 anos , foi o primeiro jardim público de Lisboa. Esta famosa via urbana tinha como objetivo expandir a cidade para norte, algo que aconteceu, destruindo assim o, até então, Passeio Público (criado em 1764, pelo arquiteto Reinaldo Manuel). O seu projeto foi aprovado ...

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse...