Avançar para o conteúdo principal

"A Lisboa de Fernando Pessoa"


" Os sítios que deram que pensar ao nosso poeta preferido.



Fernando Pessoa, Café Restaurante Martinho da Arcada
Photo: © Lisboa Secreta


Chapéu, óculos redondos, bigode em triângulo. Eis o esboço simples do mais complexo poeta que Lisboa pariu. Era Junho de 1888 e sob o signo de Gémeos (só podia) nasceu Fernando.

Nunca saberemos ao certo quantas pessoas viviam no Pessoa (além dos poetas heterónimos) mas sabemos exatamente onde viveram todos juntos, quando o Chiado ainda não sabia falar inglês.

Mas Fernando já falava e o futuro era com ele, em 1925 escreve em inglês, “Lisboa, o que o turista deve ver”. O que Pessoa não sabia era que o que o turista mais queria era vê-lo a ele a rimar com Lisboa.

Pessoa passou-bem na Brasileira, alargou o Largo do São Carlos, eletrificou o 28, arrebitou-se nos botequins, fumou nas tabacarias, empinocou-se nas barbearias, pensou-se e discutiu-se nos cafés e ficou-se pelo Mosteiro dos Jerónimos.
Fernando Pessoa
Photo: © Lisboa Secreta


Uma vida genialmente desassossegada, tatuada entre a casa em Campo de Ourique e aquela mesa solitária no Martinho da Arcada.


Aqui vai um pouco da Lisboa de Pessoa: 


Café Martinho da Arcada – Praça do Comércio, 3 
Photo: ©projektksiazki

Casa Fernando Pessoa – Rua Coelho da Rocha, 16 
Photo: ©cristinatrigo7


Café A Brasileira – Rua Garrett, 122 
Photo: © www.lisbonne-idee.pt
 
Largo do Carmo 

Photo: ©spgcsm



Livraria Bertrand – Rua Garrett, 73

Photo: ©marianaviaja



A Licorista – Rua dos Sapateiros, 218

Photo: ©gdamas.com



Largo do São Carlos

Photo: ©Lisboa Srcreta



Mosteiro dos Jerónimos 

Photo: ©nunovilao



Praça do Império

Photo: ©travel.the.world92




Paga uma bica à estátua do Pessoa, faz-nos inveja com #MinhaLisboaSecreta "



Artigo retirado Lisboa Secreta
Local: Lisboa, Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส