Avançar para o conteúdo principal

A calçada portuguesa, acrobacias de cortar a respiração e um ritmo imparável.

Lisboa e uma bicicleta. Português vence concurso internacional de filmes com drone

A calçada portuguesa, acrobacias de cortar a respiração e um ritmo imparável. Vídeo de Bernardo Bacalhau bateu mais de 800 concorrentes e venceu o Peugeot Drone Film Festival 2019.

Em menos de três minutos, Calçada Portuguesa faz-nos pedalar os olhos por Lisboa. A curta foi criada por Bernardo Bacalhau, sob o mote da Red Bull, mas deve também muito às coreografias de Matthias Dandois, performer francês de BMX, pelas ruas da capital portuguesa, de Alfama a Belém.
O vídeo conquistou o Grande Prémio atribuído pelo júri do Peugeot Drone Film Festival e permitirá a Bacalhau, que a Fugas incluiu este ano nos Dez viajantes portugueses que queremos seguir (até ao fim do mundo), realizar muito mais obras: além de equipamento tecnológico, no valor de 2.500 euros, poderá usar veículos da patrocinadora do festival durante seis semanas e tem direito a cinco mil euros de “fundo de viagens”. 

Foto PUBLICO

Foto PUBLICO

Foto PUBLICO

Foto PUBLICO

Foto PUBLICO


A viver na Índia até há pouco tempo, Bernardo Bacalhau, de 23 anos, já nos mostrou por aqui várias viagens, tanto Marrocos com olho de drone, como uma viagem tropical à Indonésia. Ou mesmo Lisboa, filmada com qualidade 4k em 2016 n'A Passarola.

A calçada portuguesa “foi brilhantemente captada pela lente” de Bernardo. O filme também coloca em destaque o performer de BMX Matthias Dandois, com acrobacias de cortar a respiração, realizadas em diversos pontos de Lisboa”, resume-se em comunicado da organização.

O festival, a que concorreram mais de 800 criadores de 30 países, segundo a organização, decorreu no fim-de-semana com os 12 finalistas da competição, no Jumeirah Frankfurt (Alemanha).

O vídeo “Calçada Portuguesa” inclui ainda a colaboração de Ricardo Nascimento na realização, direcção de fotografia e montagem. A música, num fado electronicamente requebrado, chama-se One day in Lisbon e é assinada por Eleven Tales (no Spotify aqui).
O trabalho de Bernardo pode também ser seguido no Youtube, Facebook ou Instagram

Notícia PUBLICO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Avenida da Liberdade: exemplo da Calçada Portuguesa em Lisboa

A Avenida da Liberdade mantém-se até hoje, como sendo um dos locais de Lisboa com mais história e beleza, que representa na sua plenitude as qualidades da calçada portuguesa e o papel da mesma, na cultura e caracterização das ruas da capital. Tapetes de Pedra Ao ler este artigo conhece um pouco mais sobre a história da Avenida da Liberdade e quando foi projetada, o tipo de assentamento utilizado ou as principais características deste típico pavimento, cujos pormenores da inauguração ainda encontra atualmente. Arte em Calçada Breve História da Avenida da Liberdade Com ligação entre a Praça dos Restauradores e a Praça Marquês de Pombal, a Avenida da Liberdade, que começou a ser construída há mais de 140 anos , foi o primeiro jardim público de Lisboa. Esta famosa via urbana tinha como objetivo expandir a cidade para norte, algo que aconteceu, destruindo assim o, até então, Passeio Público (criado em 1764, pelo arquiteto Reinaldo Manuel). O seu projeto foi aprovado ...

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse...