Avançar para o conteúdo principal

Homenagem em Calçada Portuguesa para Heróis Portugueses

A cidade de Lisboa irá receber em princípios de Outubro o início dos trabalhos do monumento em calçada portuguesa que nasce em honra de todos os trabalhadores que estiveram na linha da frente e em destaque, no combate à covid-19.
 
Esta iniciativa surgiu pelas mãos da Assimagra (Associação da Indústria dos Recursos Minerais de Portugal) e foi proposta à Associação de Calçada Portuguesa, que rapidamente encontrou 5 parceiros disponíveis para concretizar esta ideia honrosa.
Leia este artigo e conheça mais pormenores sobre este agradecimento público, que será feito aos heróis portugueses sem capa.
Homenagem em Calçada Portuguesa para Heróis Portugueses

Nasce uma grande área de Calçada Portuguesa artística em Lisboa

Quem o diz à rádio TSF é António Prôa, secretário-geral da Associação de Calçada Portuguesa, que confirma que esta homenagem em calçada portuguesa será, a primeira obra original do género, a ser construída neste século.
Este agradecimento será feito devido ao apoio incondicional de 5 parceiros, a ROC2C, a câmara municipal de Lisboa, a junta de freguesia das Avenidas Novas, a câmara municipal de Porto de Mós e a Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Em relação à Faculdade, será lançado um concurso de ideias para que a comunidade (alunos e professores) intervenham e apresentem a sua criatividade até finais de julho, tendo depois um júri a tarefa de selecionar a melhor ideia, posteriormente apresentada entre Setembro e início de Outubro.
Esta foi a forma encontrada para agradecer o apoio e a dedicação extraordinária dos trabalhadores das mais variadas áreas da sociedade portuguesa, que mantiveram (e mantêm) a sua atividade, para que a saúde, a economia e o país permaneçam de pé.

Avenida da República recebe o Monumento em Calçada Portuguesa

A partir de outubro começam os trabalhos feitos pelos mestres calceteiros da junta de freguesia das Avenidas Novas e da ROC2C, que orgulhosamente presta apoio, do princípio ao fim, a esta ideia que ficará na história do país.
Numa área de aproximadamente 300 metros quadrados, será assente pedra de calcário proveniente da Serra de Aire e Candeeiros, calçada portuguesa entregue de forma generosa pela Assimagra.

Porto de Mós também constrói Homenagem aos Heróis do covid-19

Para além do monumento que será criado junto ao hospital Curry Cabral (na zona do Campo Pequeno – no separador central da Avenida da Républica), também no concelho de Porto de Mós, nasce mais tarde uma obra-prima semelhante, numa das praças da cidade.
De referir que este concelho é um importante ponto de extração de pedra calcária, que dá origem à calçada portuguesa e também o local de onde será retirada a pedra para o monumento de Lisboa.

Um momento Histórico para a ROC2C – Homenagem aos Heróis

A ROC2C aceitou de imediato o convite para participar nesta homenagem, pois acredita que os valores e a história deste momento desafiante, que todos enfrentamos, devem ficar espalhados na tão conhecida calçada portuguesa.
O nosso país conta com vários séculos de histórias, de conquistas, momentos de sofrimento, mas acima de tudo períodos em que a resiliência portuguesa venceu e fez-nos chegar mais longe.
Na ROC2C acreditamos que juntos e em união vamos ultrapassar esta barreira chamada coronavírus, que a nossa força aguentará e passará por este mar de tormentas, tal e qual os nossos antepassados fizeram.
Este monumento que nasce na Avenida da República ficará na história e um dia as futuras gerações perceberão quão corajosos somos, fomos e seremos sempre.
Obrigado a todos os portugueses presentes na linha da frente, por todo o vosso trabalho, dedicação e por irem buscar forças ao profundo da alma.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse um longo “tapete” com um padrão d

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Bairro Alto & Chiado Lisbon's cultural and bohemian heart; nightlife and shopping mecca

ทางเดิน โปรตุเกส