Em 1876 surge a Praça do Pelourinho vendo a sua toponímia alterada em 1886 para Praça do Município. O pelourinho, um monólito modelado em espiral coroado por uma esfera armilar de metal dourado, de finais do séc. XVIII, que inicialmente lhe deu nome situava-se, antes do terramoto, numa praça com o mesmo nome numa outra zona da cidade, mais precisamente no extremo da atual Rua do Comércio, entre as ruas dos Fanqueiros e da Madalena, depois do terramoto existiu a preocupação de procurar um outro local que fizesse lembrar o Largo do Pelourinho medieval e esta espaço revelou-se o mais adequado.
1966 Praça do Município - Pelourinho e Arsenal da Marinha à esquerda © Armando Serôdio AFM |
O Largo do Chiado pavimentado em 1886, é o resultado da demolição no início do século XVIII, das antigas Portas de Santa Catarina da Cerca Fernandina de Lisboa e é ainda hoje um dos mais fascinantes locais da cidade de Lisboa situando-se num bairro tão cosmopolita como movimentado e enraizado culturalmente pelos ícones dos poetas Fernando Pessoa e Lagoa Henriques.
Reestruturado nos anos 90 pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira após o devastador incêndio no Chiado em 1988 que destruiu uma significativa e histórica parte deste bairro.
As simetrias, geometrias e desenhos abstratos que compõem este largo são o chão tantas vezes fotografado de uma cultura inigualavelmente forte e apreciada por todos que a conhecem.
séc. XIX Chiado no tempo do romantismo © Martins Barata |
Ant. 1925 Largo do Chiado (Largo das Duas Igrejas-Postal) |
Com os seus 36000m2 de área é não só uma das maiores da Europa como uma das mais belas, ladeada pelo seu histórico edificado e de frente para o rio Tejo.
Foi durante séculos a sala de receção para quem chegava a Lisboa de Barco, contribuindo para um majestoso primeiro impacto da Lisboa imperialista, onde desembarcaram reis e chefes de estado de visita ao país através do Cais das Colunas, ainda hoje existente à beira rio.
1880 Terreiro do Paço © AML |
Finais do século XIX Terreiro do Paço © AML |
1944 Praça Comercio Lisboa © António Passaporte AFL |
Bibliografia consultada:
- O CARMO E A TRINDADE" de Gustavo
de Matos Sequeira -Volume I, II e III. -1939(1ª Ed.) (2ª Ed.1967)- São
Publicações Culturais da Câmara Municipal de Lisboa
- Blog: Ruas de Lisboa com alguma história; Lisboa de antigamente; Paixão por
Lisboa;
- Olisipo (hemeroteca digital da Câmara Municipal de Lisboa).
- Arquivo municipal de Lisboa.
Comentários
Enviar um comentário