Avançar para o conteúdo principal

Largo do Chiado- O Largo de Fernando Pessoa e António Ribeiro / Chiado Square - Square of Fernando Pessoa and António Ribeiro


            O Largo do Chiado é um expressivo largo da cidade de Lisboa, situa-se entre as freguesias da Encarnação, dos Mártires e do Sacramento. Este largo é o encontro das Ruas Garrett, Paiva de Andrada, António Maria Cardoso, Nova da Trindade e da Praça de Luís de Camões.
Largo do Chiado

© Roc2c



                                                                         "LARGO
DO
CHIADO
(ANTÓNIO RIBEIRO CHIADO)
POETA DO SÉCULO XVI"


            A calçada junto ao café mais famoso da cidade “A Brasileira”, tornou-se também uma das calçadas mais famosas da cidade de Lisboa, tanto pelas estátuas dos poetas Fernando Pessoa e Fernando Ribeiro como pelo fato de possuir as lojas e cafés mais antigos da cidade.
            O Chiado é um dos bairros mais emblemáticos, mais cosmopolitas e mais movimentados da capital Portuguesa devido a todos os fatores que mencionamos em cima e nem o incêndio que deflagrou no edifício Grandella na madrugada do dia 25 de agosto de 1988 em que o Chiado ficou destruído, lhe conseguiu retirar todo o sucesso. Toda a sua reconstrução, durante a década de 90, ficou a cargo do Arquiteto Álvaro Siza Vieira.
Largo do Chiado
© Lisboa é Cidade de Lux
           
              O Largo do Chiado é o palco da esplanada do café “A Brasileira” e é nesta esplanada que se senta, vestido de bronze, o poeta Fernando Pessoa. De perna traçada, uma mão em movimento, outra sobre a mesa e uma cadeira vazia ao seu lado como quem está à espera de qualquer companhia e de fato tem essa companhia, aos milhares, todos os dias. A azáfama de turistas e passeantes correm à foto com o poeta como abelhas ao mel. Esta estátua foi colocada em junho de 1988, criada por Lagoa Henriques e é uma das mais fotografadas do país. Atrevemo-nos a dizer também que a calçada que Pessoa tem debaixo dos pés e da sua cadeira é uma das mais fotografadas. Não só por ter Pessoa em cima mas também pelas suas simetrias, geometrias e desenhos abstratos. Esta calçada é, por si só, um excelente motivo para deambularmos pelo Chiado.
Largo do Chiado
© Roc2c
                 
          Esta verdadeira obra de arte foi pavimentada em 1894 e ao vermos as fotos que aqui apresentamos ficamos de olhos e alma cheios. É de uma beleza estonteante toda esta perfeição que houve na colocação de todas as pedrinhas pretas e brancas de forma a formar uma autêntica peça de museu.

Largo do Chiado - Pormenor da Calçada Portuguesa
© Roc2c




Chiado Square - Square of Fernando Pessoa and António Ribeiro


           Chiado Square is an expressive square of Lisbon's district, located between the parishes of the Encarnação, Mártires and Sacramento. This is the meeting of the Garrett, Paiva de Andrada, António Maria Cardoso, Nova da Trindade Streets and Luís de Camões Square. 
            The pavement along the most famous café in the city "A Brasileira", also became one of the most famous pavements in Lisbon town, by the statues of Fernando Pessoa and Fernando Ribeiro poets as well as the fact of owning the oldest shops and cafes of the city.
            Chiado is one of the most emblematic, most cosmopolitan and busiest districts in the Portuguese capital due to all the factors mentioned above and the fire that broke out in the Grandella building at dawn on August 25, 1988, when Chiado was destroyed , remove it all the success. All of its reconstruction, during the 90's, was in charge of the Architect Álvaro Siza Vieira.
Largo do Chiado - 1953
© Comjeitoearte
         
          Chiado Square is the stage of the "A Brasileira" terrace and it is in this terrace that the poet Fernando Pessoa sits, wearing a bronze suit. Traced leg, one moving hand, the other on the table, and an empty chair beside him as if he is waiting for any companionship, and indeed he has thousands of company, every day. The bustle of tourists and strollers run to the photo with the poet as bees to honey. This statue was placed in June 1988, created by Lagoa Henriques and it is one of the most photographed in the country. We dare to say that the pavement that Pessoa has under his feet and his chair is one of the most photographed. Not only for having Pessoa above it but also for it symmetries, geometries and abstract designs. This pavement is by itself an excellent reason to wander the Chiado.

Largo do Chiado
© Roc2c
           
             This true work of art was paved in 1894 and when we see the photos that we show here we are full of eyes and soul. It is a striking beauty all this perfection that there was in the placement of all the black and white pebbles to form an authentic piece of museum.

Largo do Chiado - Pormenor da Calçada Portuguesa
© Roc2c



Foto: Setembro 2009

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ilha de São Miguel, a ilha das calçadas com desenhos e simetrias de pedra vulcânica

Fotos da calçada portuguesa pela Ilha de São Miguel Maçarocas em calçada Largo da Matriz, Ponta Delgada Friso em calçada Rua dos Mercadores Rua Doctor José Bruno Tavares Carreiro Avenida Infante Dom Henrique Nossa Senhora das Neves 1935 Largo de Gaspar Fructuoso, Ribeira Grande Parque da Ribeira Grande Alice no Pais das Maravilhas Caravela calçada Furnas 1947 Fotos: Roc2c Junho 2016

Avenida da Liberdade: exemplo da Calçada Portuguesa em Lisboa

A Avenida da Liberdade mantém-se até hoje, como sendo um dos locais de Lisboa com mais história e beleza, que representa na sua plenitude as qualidades da calçada portuguesa e o papel da mesma, na cultura e caracterização das ruas da capital. Tapetes de Pedra Ao ler este artigo conhece um pouco mais sobre a história da Avenida da Liberdade e quando foi projetada, o tipo de assentamento utilizado ou as principais características deste típico pavimento, cujos pormenores da inauguração ainda encontra atualmente. Arte em Calçada Breve História da Avenida da Liberdade Com ligação entre a Praça dos Restauradores e a Praça Marquês de Pombal, a Avenida da Liberdade, que começou a ser construída há mais de 140 anos , foi o primeiro jardim público de Lisboa. Esta famosa via urbana tinha como objetivo expandir a cidade para norte, algo que aconteceu, destruindo assim o, até então, Passeio Público (criado em 1764, pelo arquiteto Reinaldo Manuel). O seu projeto foi aprovado ...

Praça do Município, Lisboa / Municipal Square, Lisbon

   A Praça do Município tem lugar na freguesia de Santa Maria Maior, na Rua do Arsenal, em plena Baixa Pombalina e com a Praça do Comércio a oeste. Aqui está o edifício dos Paços do Concelho com a sede da Câmara Municipal de Lisboa e no seu centro localiza-se o Pelourinho de Lisboa.    Esta praça foi palco, no dia 5 de outubro de 1910, da proclamação da república perante milhares de pessoas. Ainda hoje, as comemorações da Implantação da República realizam-se aqui.   A Calçada Portuguesa é um dos ex-libris da cidade de Lisboa. É uma forma de arte urbana que apaixona e surpreende turistas, habitantes locais e conhecedores desta matéria.    Em plena Praça do Município e em frente à Câmara, as linhas geométricas encaixam com a forma ortogonal da praça e estão colocadas no chão em forma de raios. O atual pavimento desta praça é de 1997, e o desenho é da autoria do pintor Eduardo Nery. O artista quis criar um desenho geométrico para que parecesse...