Photo: ©lavanguardia |
Conta a história que um homem de negócios Espanhol, Joaquim Marimón Carbó, afirmou ter comprado os direitos da utilização da patente da Calçada Portuguesa a um comerciante Português.
Dizendo-se assim que a calçada conseguiu pela 1ª vez ultrapassar as fronteiras nacionais devido a uma "fraude", pois foi só uma maneira fácil do comerciante Português ganhar dinheiro, consta que não se pode registar o termo "Calçada Portuguesa", já que não existe um inventor para esta técnica de pavimentar o chão.
Mas em resultado de tudo isto, Marimón propôs à Câmara Municipal de Barcelona um teste piloto para demonstrar a "solidez, ornateness e impermeabilidade" deste pavimento.
A proposta foi aceite e a primeira calçada a ser feita foi no Saló de Sant Joan, o atual passeio de Lluís Companys.
Dizendo-se assim que a calçada conseguiu pela 1ª vez ultrapassar as fronteiras nacionais devido a uma "fraude", pois foi só uma maneira fácil do comerciante Português ganhar dinheiro, consta que não se pode registar o termo "Calçada Portuguesa", já que não existe um inventor para esta técnica de pavimentar o chão.
Mas em resultado de tudo isto, Marimón propôs à Câmara Municipal de Barcelona um teste piloto para demonstrar a "solidez, ornateness e impermeabilidade" deste pavimento.
A proposta foi aceite e a primeira calçada a ser feita foi no Saló de Sant Joan, o atual passeio de Lluís Companys.
The story tells that a Spanish businessman, Joaquim Marimón Carbó, claimed to have purchased the rights to use the patent the Portuguese Pavement patent to a Portuguese merchant.
Thus the Pavement managed for the first time to cross national borders due to fraud, as it was only an easy way for the Portuguese Pavement merchant earn money, it is stated that the Portuguese term pavement can not be registered, since there is not an inventor for this technique to pave the ground.
But as a result of this, Marimón proposed to City Council Barcelona a pilot test to demonstrate the "strength, and ornateness impermeability "of this pavement.
The proposal was accepted and the first Portuguese pavement to be made was in the Saló de Sant Joan, the current Lluís Companys ride.
Fonte de Diana, decorada em calçada Portuguesa Photo: ©lavanguardia |
A caminhada de Lluís Companys Photo: ©lavanguardia |
Infelizmente nenhuma destas calçadas sobreviveu. A causa não foi devida á Guerra Civil, mas sim pela remodelação do próprio Conselho da Cidade.
Unfortunately none of these pavement survived. The cause was not due to Guerra Civil, but rather by the remodeling of the Board of the City.
Comentários
Enviar um comentário